Paisagismo e jardinagem: o segredo da terra preta e adubada

No tempo em que as pessoas tinham quintais grandes nos terrenos de suas casas, não era necessário correr até a farmácia mais próxima por qualquer problema. As famílias costumavam curar pequenas dores através de alimentos saudáveis, plantados no jardim.

 

Apesar de as hortas caseiras serem menos comum atualmente, elas estão voltando a ser cultivadas, devido ao fato de ser prazeroso ter plantas em casa. Além disso, é uma maneira de cultivar alimentos saudáveis e ter mais contato com a terra.

Mas para preservar a qualidade das plantas que você tem na sua casa, é preciso escolher uma terra fertilizada e adubada, para que elas cresçam saudáveis. Por esse motivo, muitos especialistas na área começaram a divulgar os benefícios de terra preta (ou vegetal) para grandes e pequenas plantações.

Toda e qualquer plantação precisa receber nutrientes. A qualidade da terra também é fundamental.

 

O que é a terra preta?

A terra preta (terra preta de índio ou TPI) foi descoberta há algumas décadas e desde então, tem sido muito usada por agricultores, fazendeiros e jardineiros. Ela é um tipo de solo escuro e extremamente fértil, rico em matéria orgânica. É muito encontrado na região amazônica.

Esse tipo de terra é uma mistura de carvão vegetal e matéria orgânica de origem vegetal e animal. A boa notícia é que você pode adquiri-la em casas de paisagismo e jardinagem, como na TK Terra para Jardim. A terra é vendida em sacos e pode ser utilizada no quintal da sua casa e também para uso profissional.

Caso você esteja tendo problemas com a qualidade do seu solo, é hora de pensar nos benefícios dessa matéria prima. Já é comprovado que a TPI tem quantidades significativas de minerais importantes, como o cálcio, magnésio e fósforo, zinco e manganês.

As altas temperaturas acompanhadas da umidade, costumam fazer as terras comuns terem vida mais curta. Mas a terra preta é mais resistente a interferências climáticas e por isso, ela vai continuar fornecendo nutrientes essenciais para às suas plantações por alguns anos.

Além de ela ser mais resistente ao clima, também é menos afetada por ações humanas. Isso acontece porque no passado, os índios pegavam todos os seus resíduos provenientes da caça, agricultura e alimentação e em seguida, faziam a carbonização do material.

Como eles não tinham lixões ou depósitos para jogar o resto dos materiais, faziam a carbonização. Por muitos séculos, essa terra extremamente enriquecida com carbono formou um solo profundo e fértil. Especialistas já comprovam que um dos motivos pelo qual essa terra apresenta tanta fertilidade, é pelos conteúdo de matéria orgânica.

A qualidade e benefícios desse tipo de solo encontrado na Amazônia já estão sendo reproduzido e vendido para todas as partes do país. Profissionais da área já estão cientes dos seus benefícios em relação a terra comum. O objetivo é beneficiar a agricultura brasileira atual através de um solo mais nutritivo e fertilizado naturalmente.

 

Benefícios da terra preta de índio

Já estão sendo realizados estudos para descobrir o quanto a terra preta pode beneficiar a agricultura brasileira. Como os nutrientes são armazenados por mais tempo, os custos em relação ao cuidado do solo diminuem, o que pode potencializar o lucro de pessoas que trabalham com plantações.

Caso você tenha uma horta no quintal da sua casa, também vai ser beneficiado. Mesmo que você não utilize suas plantas como forma de ganho profissional, lembre-se que suas ervas e alimentados vão estar plantados em um solo de melhor qualidade, o que é benéfico para sua saúde.

Além disso, vai economizar, pois não precisará comprar dezenas de fertilizantes ou sementes com tanta frequência: suas plantas irão viver por mais tempo.

Os solos pobres em matéria orgânica, também podem ser beneficiados pelo processo de compostagem orgânica. O solo arenoso irá se tornar mais fértil, além de contribuir para a redução de emissão de gases de efeito estufa.

Infelizmente, a temperatura do planeta vem aumentando e todos sabem os malefícios do aquecimento global. A terra comum, pobre em nutrientes orgânicos, é extremamente afetada pelas mudanças climáticas.

Uma das melhores formas de diminuir as consequências desse problema ambiental, é utilizando a terra preta, que conserva os nutrientes com mais tempo e não perde a qualidade, independente da temperatura.

A utilização desse tipo de solo vai ajudar e muito a agricultura brasileiro. Infelizmente, o Brasil depende de outros países para obter nutrientes. Com o uso dessa terra, a dependência vai diminuir. É uma forma sustentável de enriquecer o solo com nutrientes essenciais.

Apesar da terra preta produzida por especialistas não ser exatamente igual a que é encontrada na Amazônia, o produtor vai ter a sua disposição um solo muito mais rico e fertilizado, que também trás benefícios ambientais.

Por causa de todos esses benefícios, a TK Terra para Jardim tem se dedicado a produzir terra preta vegetal adubada e mista. O processo realizado é extremamente sério, com a preocupação de fornecer uma terra com muito mais qualidade para você.

As suas plantações irão durar mais tempo e você não irá se preocupar tanto com as altas temperaturas que tanto prejudicam os alimentos e plantas que você cultiva.

Nossa preocupação é com a qualidade das suas plantações, independente se você cultiva uma hora como forma de ter mais qualidade de vida ou depende dela como uma fonte de renda. Na nossa empresa, você tem a sua disposição as melhores terras para jardins, vasos, grama, plantações e terrenos.

Também somos uma empresa alinhada com a sustentabilidade do planeta, para que você e sua família possam desfrutar de um mundo mais verde e cheio de vida.

Caminhão de terra preta adubada, vegetal, mista ensacada e peneirada com ótimos preços em SP.
Quantidade: metro cúbico (m3) e sacos com 30 e 35 litros.
Utilidades: Terreno, plantação, vasos, grama e jardim.

© 2024 TK Terra Para Jardim | Algumas imagens em nosso site são meramente ilustrativas.